sexta-feira, 3 de agosto de 2007
Se imediatamente após o parto o bebê for colocado em contato com a pele da Mãe, sobre seu abdômen, ele é capaz de chegar engatinhando até o seio. Isso é chamado de reflexo de gatinho, que será perdido na ausência de estímulo nos minutos seguintes ao nascimento, dificultando ainda mais o processo de aleitamento.

Mesmo que o bebê não mame neste primeiro contato com a Mãe, o contato direto com a pele da Mãe também ajuda a aquecer e acalmar o bebê, além de estabilizar o ritmo respiratório e cardíaco.


O Colostro:

.O colostro é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras. Funciona como a primeira vacina para a criança. Protege contra várias infecções. Ajuda a regular o próprio sistema imunológico em desenvolvimento.

.Contém fatores de crescimento que ajudam o intestino a amadurecer e a funcionar de forma eficiente. Isso dificulta a entrada dos microorganismos e alérgenos.

.É rico em vitamina A que ajuda a proteger os olhos e a reduzir as infecções.

.Estimula os movimentos intestinais para que o mecônio seja rapidamente eliminado. Isso ajuda na prevenção da icterícia.

.Vem em volumes pequenos, de acordo com a capacidade gástrica de um recém-nascido.

fonte: http://www.aleitamento.com/


Comigo Foi Assim...

A primeira vez que peguei o Lucas no colo, eu já estava no quarto. Logo na primeira tentativa ele conseguiu pegar o seio, mamou um pouquinho, mas logo se cansava. Por ser prematuro ele não tinha muita força, se cansava com facilidade e chegava a dormir. As enfermeiras monitoravam o peso dele após cada mamada e houve momentos em que foi necessária a complementação com NAN. Só aceitei pois me explicaram que por ele ser prematuro, o risco de hipoglicemia era maior. Só aceitei porque o complemento seria dado no copinho, nada de mamadeiras. Só aceitei porque sabia que assim que saísse da maternidade, partiríamos para o aleitamento materno EXCLUSIVO.

Marcadores: , , , ,