sexta-feira, 10 de agosto de 2007



Os acidentes domésticos figuram entre as principais causas de morte na infância, além de serem a origem de invalidez em inúmeras crianças.

Alguns cuidados simples podem evitar os acidentes domésticos mais comuns:


Afogamentos

Nunca deixe a criança sozinha dentro da banheira. O tempo que você leva para buscar a toalha é o tempo que o seu filho leva para se afogar.

Nunca deixe a criança desacompanhada perto de piscinas, mesmo as infantis.

Sempre esvazie baldes e bacias. Nunca deixe o vaso sanitário aberto. Existem no mercado, travas de segurança para o vaso sanitário. O melhor mesmo é manter a porta do banheiro fechada.


Asfixia

Observe se os brinquedos possuem o selo do Inmetro. Ele é a garantia de que o brinquedo passou pelos testes de qualidade e resistência e que os materiais utilizados em suas confecção são atóxicos. Junto com esse selo existe também a indicação para a faixa etária ao qual é destinado o brinquedo. Obedeça essa indicação. Brinquedos que possuem peças pequenas ou que se soltem com facilidade não devem ser dados a crianças menores de 3 anos.

Brinquedos que possuem cordas, correntes e cordões devem ser evitados.


Queimaduras/Choques

Cozinha não é lugar de criança. Além do risco de queimaduras perto do fogão, a criança pode ainda puxar a toalha de mesa, e derrubar sobre si utensílios quentes. O simples manuseio de líquidos ou comidas quentes perto das crianças já é um riso considerável.

Nunca deixe fósforos, isqueiros ou velas acesas ao alcance de crianças.

Álcool, assim como outros produtos de limpeza devem ser guardados fora do alcance de crianças. Dê preferência para o uso do álcool em gel.

Sempre cozinhe com os cabos das panelas virados para dentro.

Nunca deixe o ferro de passar ligado. Cuide para que o fio não esteja ao alcance dos pequenos.

Use protetores de tomadas. Crianças pequenas podem enfiar os dedinhos nelas, as maiores podem tentar introduzir algum objeto metálico.



Quedas

Cuidado com as escadas. Instale portões de segurança no topo e no pé das escadas.

Instale grades ou redes de proteção em janelas e sacadas. No caso das redes, fique atento ao estado de conservação. Em geral elas tem uma vida útil de 5 anos.

Coloque camas, estantes, cômodas e armários longe das janelas.

Não use andador. Acidentes decorrentes do uso do andador são em geral graves e sérias.


Intoxicação/Envenenamento

Remédios, material de limpeza e produtos químicos devem sempre ser guardados no alto, fora do alcance de crianças, de preferência em armários trancados.

Nunca reutilizar embalagens, principalmente de refrigerantes para armazenar produtos de limpeza.

Preste atenção nos prazos de validade dos medicamentos. Nunca utilize remédios com o prazo de validade vencido. Não se auto-medique. Siga com atenção as instruções da bula.

Algumas plantas são altamente tóxicas. Tenha o cuidado de mantê-las fora do alcance das crianças.
Nesta página você encontra uma lista (com fotos) das principais plantas domésticas tóxicas.


Objetos Pontiagudos ou cortantes

Facas, tesouras, chaves-de-fenda e outros objetos cortantes nunca devem ser dados às crianças. Mantenha esses objetos em locais fechados onde a criança não tenha acesso.



Mantenha telefones de emergência próximos aos aparelhos de telefone de sua casa. Peça para os avós, parentes e amigos fazerem o mesmo.

Ambulância
192

Polícia Civil
147

Polícia Militar
190

Pronto Socorro
192

Corpo de Bombeiros
193

Defesa Civil
199

Vigilância Sanitária
150

"Queimou Ligue" do Instituto Pró Queimados
(11)0800-7077575

Centro de Informações Tóxico-Farmacológicas
(Fonte: ANVISA)


São Paulo
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo
Responsável: Darciléa Alves do Amaral
Hospital Municipal Dr. Artur Ribeiro de Saboya Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 860 4.º andar - Jabaquara CEP: 04330-020 - São Paulo/SP
Fone/Fax: (11) 5012/2399CIT Fone: (11) 5012-5311
Atendimento médico Fone: (11) 5011-5111
Ramais: 250 - Laboratório 251 - Atendimento Médico 252 - Administração 253 e 254
Atendimento: 0800 771 37 33
E-mail: smscci@prefeitura.sp.gov.br

Outras localidades:

Centro de Informações Tóxico-Farmacológicas


Comigo Foi Assim...

Sempre fui encucada com o banheiro. Morria de medo do Lucas cair de cabeça no vaso sanitário. Banheiro fechado, sempre. Acontece que eu não sou a única a usar o banheiro na casa. Por duas vezes o Lucas já pegou a porta do banheiro aberta e a tampa do vaso levantada. Ele não caiu dentro do vaso, mas apareceu toooodo molhado... ECA!

Hoje em dia ele já sabe que não pode entrar lá sozinho, quando alguém esquece a porta aberta, ele vem correndo me avisar.

A escada tem uma "barreira" pra ele não chegar perto. Instalamos portõezinhos nas portas que dão para a cozinha e para o quintal.

Todas as tomadas que ele alcança estão com protetores de tomada. O problema é que agora o danado aprendeu a tirá-los. Arranca todos, um por um e traz para me mostrar...

Marcadores: , , , , ,

 
posted by Dani Doduti at 16:58 | |

|




1 Comments:


At 20 de julho de 2014 às 22:57, Blogger Unknown

Diante minha preocupação com a possibilidade de nosso filho vir a sofrer um acidente por queimadura no fogão, é que criei e estou comercializando o protetor para fogão - criança protegida. Para quem tiver interesse é só acessar o site : www.protetorparafogao.com.br.