terça-feira, 11 de setembro de 2007



O objetivo dos exames pré-nupciais é avaliar as condições de saúde do casal. Inicialmente, como o próprio nome revela, os exames pré-nupciais eram realizados junto com as preparativas para o casamento. Hoje em dia é mais conveniente chamá-los de check-ups pré-gravidez. Através da análise de antigas enfermidades, é possível identificar possíveis seqüelas que possam resultar em problemas de fertilidade, ou mesmo na má-formação fetal.

Exames para a mulher:
Papanicolau
Mamograma completo
Sorologia para rubéola e toxoplasmose
Exames de sangue, entre eles: hemograma, tipo sanguíneo e glicemia.
Cultura de urina
Exame parasitológico de fezes

Exames para o homem:
Check-up com um urologista ou clínico geral
Exame de sangue: hemograma e tipo sanguíneo
Espermograma

Exames para o casal:
VDRL, pesquisa de infecção por sífilis
HIV
Clamídia
Citomegalovírus
Sorologia para hepatite
Cariótipo, para determinar a existência de alterações cromossômicas


Comigo foi assim:
Decidimos engravidar após 6 anos de casamento. Nessa época, estávamos morando no Japão. A medicina de lá é um capítulo à parte, merece um post (ou vários) só pra falar de sua grande ineficiência.

Na consulta com o ginecologista, expliquei que tinha decidido engravidar e queria fazer os exames necessários. Mesmo com a tradutora (meu japonês não é lá grande coisa), ele entendeu que eu estava tendo problemas para engravidar. Expliquei de novo e quando ele finalmente entendeu que eu ainda tomava anticoncepcional e ainda nem estava tentando engravidar, me olhou como se eu fosse um ET, disse que não precisava de exame nenhum e que eu voltasse lá quando engravidasse. Insisti e ele perguntou afinal, quais exames eu queria fazer.

Como assim? O médico é ele e ele vem perguntar pra mim?

Acabei fazendo só o Papanicolau e olhe lá. O resto, segundo ele era muito caro e desnecessário.

Marcadores: , , , ,