segunda-feira, 17 de setembro de 2007



Um casal é considerado infértil se após um ano de relações sem uso de nenhum método anticoncepcional ainda não conseguiu engravidar. Em médias, 20% dos casais apresenta algum problema de fertilidade.

O diagnóstico de infertilidade não significa a impossibilidade de ter filhos. Cerca de 75% dos casais diagnosticados inférteis são capazes de engravidar com o tratamento adequado e acompanhamento médico especializado.

Devem ser realizados exames para se detectar as causas da infertilidade, que se dividem basicamente:

Causas femininas (30%)
Ovulatória, Tubária ou Uterina.
Podendo ser congênitas ou decorrentes de patologias prévias, tais como : endometriose, SOP (síndrome de ovários policísticos) ou infecções.

Causas masculinas (30%)
Problemas relacionados ao espermatozóides (ausência da produção, mobilidade reduzida, anormalidades)

Causas masculinas e femininas (30%)

Idiopático – sem causa aparente (10%)
Há ainda quadro onde nenhum dos exames aponta problemas, sendo diagnosticada a Infertilidade sem causa aparente.


Comigo Foi Assim...

Tomei pílula anticoncepcional por 8 anos seguidos. Quando decidimos engravidar, parei com o anticoncepcional oral e continuei utilizando um método de barreira (camisinha) por um período de 3 meses. Uma pausa pra “botar o ácido fólico em dia”.

Após interromper o uso da pílula, notei que minhas cólicas (que já eram fortes) aumentaram muito. O tempo passava, a gravidez não vinha e as dores só aumentavam.

Da época que parei de tomar o anticoncepcional até minha gravidez, passaram-se 1 ano e 3 meses. Foi nesse período que descobri ser portadora de endometriose.

Marcadores: ,