sexta-feira, 19 de outubro de 2007



Ele é o profissional que vai trazer ao mundo seu bem mais precioso. É necessário que você se identifique e principalmente, que confie nele.


Procure os médicos que atendam pelo seu plano de saúde, marque consultas e não tenha medo de perguntar.

Você tem preferência por algum tipo de parto?
Inofme-se se ele é cesarista ou apóia o parto normal.
Muitos médicos que se dizem favoráveis ao parto normal, na reta final acabam empurrando suas pacientes para uma cesárea sem real necessidade. Para saber se o médico é um desses, pergunte para a recepcionista se ele costuma desmacar consultas por causa de partos. Se a resposta for não, já dá pra ter uma idéia.

Você quer um parto humanizado?
Pergunte a posição dele em relação a isso. Deixe claro o que você espera do parto, quem será a protagonista desse momento. Vocês precisam estar de acordo.

Ele incentiva que suas pacientes elaborem um plano de parto?
O ideal é que o próprio médico dê a sugestão da elaboração de um plano de parto. É sinal de que ele está disposto a ouvir a mulher e principalmente, instruí-la.

E a aparelhagem?
Além dos aparelhos normais de um consultório ginecológico, o que o obstetra vai precisar para realizar as consultas pré-natais é o sonar, que capta os batimentos cardíacos do bebê. Algumas mulheres dão preferência a médicos que possuam um aparelho de ultra-som no consultório, mas não existe a necessidade de realizar um exame ultrassonografico a cada consulta.

Você tem preferência por alguma maternidade em especial?
Pergunte em quais maternidades ele costuma atuar. É preferível que ele já esteja acostumado com o ambiente e já tenha alguma familiaridade com a equipe médica local.

Cobertura pelo plano de saúde.
Verifique com o seu plano de saúde/convênio qual a cobertura oferecida. Em alguns casos, há possibilidade de reembolso no pagamento dos honorários do assistente do médico e do anestesista. Verifique com seu médico os valores.

Durante a primeira consulta, converse, pergunte, tire todas as suas dúvidas. Na sala de espera, converse com a secretária, com as outras pacientes. E siga seu instinto.


Comigo Foi Assim...

Engravidei no Japão e até a 26ª semana meu pré-natal foi feito num hospital, mas pelo mesmo médico. É que lá, quando o parto vai ser num hospital, o normal é que se passe em cada consulta com um obstetra diferente, assim você fica conhecendo todos os médicos que atendem no hospital, afinal você não sabe qual deles estará de plantão no dia do parto.
Como minha intenção era vir para o Brasil antes do bebê nascer, consegui que o mesmo médico me atendesse sempre...

Lá, em toda consulta se fazia dois ultrasons. Um com uma enfermeira, onde ela media, e outro com o obstetra, pra ver se estava tudo bem. Exagero, né...

Chegando no Brasil, procurei minha antiga ginecologista. Queria que ela fizesse meu parto, ela já havia operado minha Mãe em duas ocasiões e é uma pessoa em quem eu confio.

No final, acabei sem discutir meu plano de parto com ela. Exatamente no dia em que o faríamos, o Lucas resolveu nascer... Eu que queria um parto normal, acabei numa cesárea. Mas não tinha outro jeito mesmo... Ele estava sentado e eu não arriscaria um parto pélvico normal...

Marcadores: , , , ,