quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Porque Deus é um homem:
Você não pode beber nada alcoólico e ainda assim tem ressaca toda manhã




Segundo as pesquisas, 60% a 80% das grávidas sofrem de enjôos no primeiro trimestre de gravidez.

Isso acontece porque o organismo ainda está em fase de adaptação, muitas mudanças hormonais estão acontecendo, além do aumento de ácido estomacal e da sensibilidade do olfato. Alguns estudos dizem ainda que os enjôos são uma defesa natural do organismo para evitar intoxicações alimentares, que podem ser muito perigosas para o feto.

Os enjôos costumam ser mais fortes e frequentes pela manhã, principalmente logo após acordar. Em inglês, os enjôos típicos da gravidez são chamados de "morning sickness".

Para diminuir o desconforto causado pelos enjôos, procure comer pequenas porções, várias vezes ao dia. Evite frituras e comidas muito gordurosas ou com tempero forte. Abuse das frutas, principalmente as mais ácidas como limão, abacaxi e maçã. Líquidos gelados também ajudam bastante. Evite escovar os dentes logo ao acordar, assim que se levantar procure comer uma torrada ou bolacha água e sal.

Algumas mulheres enjoam mais e pelo excesso de vômitos podem sofrer de alguma carência nutricional. Nesse caso, o acompanhamento médico é indispensável, seja para receitar algum remédio que controle os enjôos ou para equilibrar a ingestão de nutrientes. Normalmente os enjôos e náuseas dimimuem gradativamente com o passar do tempo e praticamente desaparecem ao fim do terceiro ou quarto mês de gravidez. O prolongamento desses sintomas além do quarto mês, merece atenção e cuidados médicos.

Comigo Foi Assim...

Comecei a enjoar no final do primeiro mês. Eu cheguei até a achar que era psicológico, afinal, um pouco depois da confirmação da gravidez eu já começo a enjoar? Com o passar do tempo e o aumento dos enjôos, cheguei à conclusão que de psicológico meus enjôos não tinham nada!

Eu passava mal com perfume e vapor. Não podia sentir cheiro de VAPOR! Enquanto o arroz estava cozinhando, eu me trancava no quarto. Passei metade da gravidez sem poder passar roupa \o/.

Depois de um tempo, parei de sentir fome, mas se eu ficasse muito tempo sem comer, enjoava demais. Só lembro que passei uma semana me alimentando apenas de maçã fuji (mais azedinha) bem gelada.

No quarto mês os enjôos foram diminuindo e enfim pararam. Ainda bem! =)

Marcadores: ,