segunda-feira, 20 de agosto de 2007




O principal erro das Mães de primeira viagem: querer estocar fraldas. Sim. O bebê vai gastar toneladas de fraldas nas primeiras semanas, mas mesmo que você veja uma promoção imperdível, não vale a pena estocar fralda, lenço umedecido ou qualquer outro produto de higiene. Sabe por quê?

É muito comum que bebês apresentem alergias a determinados produtos ou marcas. O ideal é que você vá experimentando aos poucos e veja a qual deles o seu filho se adapta melhor.

O que você precisa ter em casa pra quando o bebê chegar:

Fraldas descartáveis: Compre alguns pacotes tamanho P de marcas variadas, use cada uma por pelo menos dois dias e observe se aparece alguma reação como vermelhidão ou descamação. Se você for estocar ou pedir fraldas no seu chá de bebê, tente combinar com alguma farmácia perto da sua casa se eles podem realizar a troca caso seu bebê apresente alergia. Guarde todas as notas fiscais.

Lenços umedecidos: Melhor ser evitado nos primeiros meses. Em casa, só algodão e água morna. Vpcê pode deixar comprado um pacote pra ser usado quando você for sair. A huggies tem um especial para RN, do pacotinho verde claro.

Algodão: Para a troca de fraldas. Existem vários tipos, a granel, em bolinhas, disquinhos... achei esses últimos mais práticos. Sabe o tipo que se usa pra tirar maquiagem? Esse mesmo.

Garrafa térmica: Pra ter sempra água quentinha na hora de limpar o bumbum do nenê. Se tiver torneira elétrica por perto, nem precisa da garrafa. No caso de número 2, um banho da cintura pra baixo é mais higiênico.

Shampoo: Preste atenção se no rótulo vem marcado que não irrita os olhos. Existem várias marcas e tipos de shampoo para bebês de cabelos claros, escuros, lisos, cacheados...

Sabonte: Em líquido, em barra, você escolhe o que for mais prático. Para recám-nascidos, sabonete neutro ou de glicerina. Se você optar pelo sabonete líquido, ao invés da embalagem original, utilize uma com bombinha, facilita bastante na hora do banho.

Óleo Mineral: Ajuda na remoção da crosta láctea. A grande maioria dos óleos para bebês são minerais, mas você pode utilizar óleos vegetais, como o óleo de amêndoas, que são mais suaves.
Para shantala, use apenas óleos vegetais.

Pente e Escova para Cabelos: A escova deve ser bem macia, especial para bebês. O pente pode ajudar na remoção da crosta láctea.

Cortador de Unhas/Tesourinha: A tesourinha usada para cortar as unhas de bebês é pequena e curva. Eu acho mais prático o cortador, igual aos de adultos, só menor no tamanho. Se tiver depósito, melhor ainda.

Cotonetes: Pra secar os ouvidos, limpar o nariz, o coto umbilical...


Para a Mamãe:

Absorvente para Seios: Discos de algodão para absorver o excesso de leite.


Farmácia do Bebê:

Jamais medique seu bebê por conta própria! Monte a sua farmácia particular de acordo com as recomendações do seu pediatra. Alguns remédios devem sempre estar à mão, como antitérmicos. Consulte seu pediatra com relação à marcas e dosagem.

É sempre bom ter em casa:

Pomada para assaduras: Hipoglós, Bepantol, Dermodex... consulte seu pediatra!
Algumas assaduras são causadas por fungos. Nestes casos, as pomadas comuns, à base de óxido de zinco não são eficazes. Por isso, mesmo num simples caso de assadura o médico deve sempre ser consultado!

Maisena: Pra substituir o talco na troca de fraldas. Faça um "pom-pom" com gaze ou use um daqueles potinho próprios para talco.

Álcool 70%: Serve para higienizar o coto umbilical até que ele caia. Algumas maternidades dão um vidrinho para você no momento da alta.

Termômetro: Os de mercúrio são os mais precisos, mas são mais frágeis e levam mais tempo para medir a temperatura. Existem os digitais e os de ouvido, bem mais rápidos, mas menos precisos.

Lansinoh: Lanolina pura. A melhor pomada para tratar fissuras nos mamilos. E não precisa ser removida na hora de amamentar. É cara, mas rende bastante e vale muito a pena!

Solução Nasal: Solução de cloreto de sódio a 0,9% (rinosoro, salsep). Em frascos com conta-gotas levam também cloreto de benzalcônio, como conservante. Consulte o pediatra antes de utilizar!

Antitérmico: Converse com o pediatra qual o tipo de antitérmico mais indicado para seu bebê: dipirona, paracetamol, ibuprofeno. E principalmente: quando utilizá-lo.



Não precisa comprar!

Mamadeira: Se você pretende amamentar exclusivamente, não compre mamadeiras. Tê-las por perto pode ser uma tentação desnecessária na hora que aparecer alguma dificuldade com a amamentação.

Chupeta: Prejudicam a dentição, a respiração, e o desenvolvimento da fala. Em alguns casos são indicada pelos pediatras para fim fisioterápicos. Alguns bebês também apresentam maior necessidade de sugar, mas isso você vai descobrir com o tempo. Não precisa incluir a chupeta na compra do enxoval.
Se eu digo não para a chupeta, para os prendedores de chupeta eu digo sim!
São ótimos para prender os brinquedos e impedir que o bebê derrube no chão. Chocalhos, mordedores, mini-celulares (seu filho vai ter um!). Tudo por perto.

Faixa para Umbigo: Sua avó, sua mãe ou sua tia provavelmente vai te aconselhar a usar a tal faixa. Isso não se usa mais. Não precisa cobrir, não precisa enrolar, o único cuidado com o coto umbilical é higienizá-lo com atenção. Na hora do banho, lave cuidadosamente a área ao redor, seque muito bem e aplique o álcool 70% com o auxilio de cotonetes.

Talco: O talco é um mineral, que se aspirado pelo bebê gruda no epitélio que reveste as mucosas e impermeabiliza os brônquios, impedindo as trocas gasosas. Existem também talcos em creme, mas o melhor mesmo é usar maisena, de origem vegetal e sem componentes alergênicos.


Comigo Foi Assim...

Estocar fralda? Nem tive tempo! O Lucas me pegou de surpresa e o primeiro pacote de fralda que eu comprei foi no caminho de volta da maternidade.

Quanto às marcas, no começo usei as da Turma da Mônica, pois na época era a única marca que vinha no tamanho RN. Fomos para o Japão e na volta pude perceber a diferença na qualidade. Pesquisei várias marcas e na minha opinião, as melhores são a Huggies e a Turma da Mônica Soft Touch. Infelizmente elas são muito caras. Optei por utilizar uma similar, a PomPom Top Confort.

Qual a diferença entre essas 3 marcas e as demais fraldas? A cobertura externa não é de plástico. Acho isso um absurdo! Onde já se viu deixar o bebê "embrulhado" e abafado em plástico?

E as fraldas da Johnson's deram alergia nele.

Lenços umedecidos, não gostei de nenhum. Minha principal queixa: o cheiro. Todos os lenços são perfumados, ou melhor, quase todos. Nunca experimentei, mas parece que o Huggies RN não tem perfume, mas pra compensar, custa o dobro do Huggies normal (que já é caro). Até os 5 meses eu só usei algodão e água morna.

Para os primeiros meses, gostei muito de um sabonete líquido da Johnson's (da cabeça aos pés), a base de glicerina e que podia ser usado tanto como sabonete quanto como shampoo. Usei ele por todo o período que dei banho na banheira. E carequinha como o Lucas sempre foi, não faria muito sentido usar shampoo.

Nos demos bem com os produtos da Natura, da Huggies, da Johnson's. Minha única reclamação é com as embalagens. Eles bem que poderiam facilitar a nossa vida e já mandar tudo em embalagem tipo pump.

O segredo é esse. Vá comprando produtos de diversas marcas, você experimenta, observa se dá alguma reação alérgica, sente o cheirinho, o peso no bolso... e escolhe o seu preferido.




Mais uma vez o lembrete:

Nunca medique seu filho por conta própria!

Marcadores: , , ,

 
posted by Dani Doduti at 17:58 | |

|




1 Comments:


At 25 de agosto de 2010 às 16:41, Blogger Unknown

Este mês, confiando na qualidade da marca, comprei 7 pacotes da pompom top confort no mercado. Decepção. Além de não gostar da qualidade da fralda, tive um péssimo atendimento (com pouco caso) no SAC.
A etiqueta, tão elogiada no comercial por sua tecnologia q permite colar e descolar várias vezes, cai enquanto o bebê usa. Logo no primeiro pacote tive problemas .Liguei reclamando e a atendente me orientou a descartar a embalagem e as fraldas q deram problemas pois seriam repostas. No dia seguinte tive problemas com um novo pacote. Liguei manifestando meu descontentamento e pedindo ou a troca pela pompom noturana ou meu dinheiro de volta. Resumindo, dos sete pacotes que comprei, cada um custando 21,00, me ofereceram 5 pacotes da noturna, cada um custa aproximadamente 14,00, e um lenço umidecido. Além do contratempo com meu bebe molhado o tempo todo, ainda tive prejuízo financeiro.
A atendente do Sac do primeiro dia foi muito atenciosa e prestativa, mas me deu informação errada. Já a que me atendeu pela segunda vez foi "tecnica" demais, decorando uma fala para me dar como resposta e mostrando-se indiferente ao que eu argumentava.
Faltou ai a garantia da qualidade Pompom e a atenção/respeito ao consumidor.